Curso Avançado de Homeopatia Para Profissionais de Saúde

Curso de Homeopatia para Profissionais de Saúde

Data de Início: 4 de Maio de 2019

Centro de Homeopatia do Algarve

Estoi-Faro

Preparamo-nos para dar início a mais um curso, o quinto, de Homeopatia para Profissionais de Saúde, dadas as muitas solicitações e êxito obtido até a esta data.

O Curso inicia-se já no próximo mês de Maio, no Centro de Homeopatia do Algarve, situado em Estoi, perto de Faro, no Algarve.

Quais as principais razões para iniciarmos mais um Curso de Homeopatia Clássica?

 

A Homeopatia é uma Medicina que tem vindo a ganhar terreno e muitos adeptos a nível mundial.

A procura por parte dos pacientes aumenta cada vez mais e, para dar resposta às múltiplas necessidades e variadíssimas situações clínicas, é necessário formar bons profissionais, já que tratando-se de uma Medicina, como qualquer, outra exige muito conhecimento para que a sua prática seja bem sucedida e o paciente seja respeitado e tratado.

A Homeopatia baseia-se em três princípios fundamentais que é forçoso respeitar: Holismo, Individualismo e Lei dos Semelhantes.

O primeiro, o Holismo significa que o paciente tem que ser visto como um todo e não apenas nas partes que sente afetadas. Isto quer dizer que o local onde se manifesta o problema, de acordo com a Medicina Homeopática, não é a doença, mas sim, e apenas, uma expressão sintomática da doença de que o paciente sofre.

No que se refere ao segundo princípio, é comum ouvir dizer que a Homeopatia não trata a doença, trata o doente. A afirmação está correta, embora, na maior parte das vezes, quem faz a afirmação não entenda bem o seu significado, infelizmente, muitos dos seus praticantes.

O que esta afirmação pretende evidenciar, ou seja o Individualismo, é que, do ponto de vista da Homeopatia, existem dois grandes grupos de sintomas, os característicos da patologia, comuns, portanto, a todos os pacientes diagnosticados com uma mesma doença, e que são idênticos em todos, e um segundo grupo de sintomas, os peculiares e individuais, próprios e característicos de cada paciente. Estes últimos  são os que verdadeiramente importam para a eleição do simillimum, ou seja, o remédio semelhante ao quadro patológico do paciente, porque são eles que individualizam o paciente, o tornam único, na sua forma de adoecer e são, entre outros, sintomas mentais, particulares e peculiares, modalidades de melhoria e de agravamento e sintomas concomitantes.

Para chegar ao remédio que irá tratar e curar o paciente é preciso, portanto, eleger a totalidade sintomática que significa, não a soma de todos os sintomas que o paciente apresenta, mas apenas a ideia que une todos os sintomas peculiares do paciente, por exemplo, desejos e aversões, sede, apetite, transpiração, sono, estado termal, o que surgiu juntamente com a queixa principal (concomitantes), sensação de frio num ambiente muito aquecido ou calor num ambiente muito refrigerado, etc. O estado mental do paciente, naturalmente, diz-nos também muito acerca da sua individualidade, num estado patológico, por exemplo, pode haver aumento da irritabilidade, da impaciência, da raiva, ou o paciente evidenciar, apesar do seu sofrimento, um carácter dócil e pouco queixoso.

 Em Homeopatia, o mais importante, e que temos que observar no paciente, é o que é único e peculiar.

O terceiro princípio, e o mais complexo, é a Lei dos Semelhantes e é, justamente, aqui que começam todos os problemas, porque o homeopata tem que encontrar, na Matéria Médica, um remédio que encaixe perfeitamente no paciente, como uma luva do lado direito na mão direita. Podemos forçar a entrada da luva esquerda na mão direita, mas nunca irá encaixar na perfeição.

Para curar o paciente, o remédio tem que ser a luva da respetiva mão, caso contrário a cura não ocorrerá e para conseguir encontrar a luva certa, o homeopata tem que ter conhecimento, desenvolver técnicas e possuir “Arte”, ou seja, saber o que há a curar em cada caso através da criação da totalidade do paciente. Obtida esta informação, o Homeopata procurará no Repertório ou na Matéria Médica o remédio que melhor servirá ao paciente.

O que este curso pode oferecer?

 

Este curso vem oferecer o conhecimento necessário e imprescindível a uma prática da Homeopatia consciente e honesta em vez da utilização  irresponsável, aleatória e, por vezes, prejudicial dos remédios homeopáticos.

A quem se destina?

 

O curso dirige-se a todos os profissionais de saúde que pretendam enriquecer os seus conhecimentos na área da saúde e ver os seus casos clínicos resolvidos com maior sucesso.

Programa do Curso

Módulo I ( 1º Ano)

I. História da Homeopatia, Escolas, Métodos e Mestres

II. Princípios Gerais e Metodologia da Homeopatia

  • O Princípio da Semelhança
  • As Patogenesias

III. Bases Filosóficas e Doutrinárias da Homeopatia

  • Samuel Hahnemann,
  • O Organon da Arte de Curar            

IV. Farmacopeia Homeopática

  • Preparação dos Remédios Homeopáticos
  • Métodos de Diluição e Dinamização
  • Formas Farmacêuticas dos Produtos homeopáticos
  • Remédios de Órgãos
  • Precauções no uso de Remédios Homeopático

V. O Estudo da Matéria Médica Homeopática

5.1. Remédios do Reino Vegetal

5.2. Remédios do Reino Mineral

5.3. Remédios do Reino Animal

5.4. Nosodos

5.5. Sarcodes

VI. Aplicações do Método Homeopático em Patologia Aguda

  1. Patologia Infeciosa e geral
  2. Aparelho ORL
  3. Gastroenterologia
  4. Aparelho Urogenital
  5. Dermatologia

VII. A Totalidade sintomática em Patologia Aguda e a Eleição do Simillimum

Avaliação

 

Módulo II / 2º Ano

 

  1. Conceito de Miasma
  2. Os Miasmas desde Hahnemann até Sankaran
  3. Remédios Antimiasmáticos

Aplicações do Método Homeopático em Patologia Crónica

  1. Sistema Circulatório
  2. Sistema Nervoso
  3. Aparelho ORL e Respiratório
  4. Sistema Digestivo
  5. Sistema Osteoarticular
  • A Totalidade Sintomática em patologia Crónica
  • Prática e Repertorização
  • Avaliação Final

 

Horas de Formação:

120 H Presenciais e 100 H de Trabalho Individual/Grupo

 

Horário da Formação Presencial:

Um sábado por mês, das 15.00h às 20.00H, num total de 24 sessões

 

No caso de se querer juntar a nós nesta viagem pelo mundo da Homeopatia, basta solicitar-nos a Ficha de inscrição e as informações que desejar, através dos seguintes contactos:

E-mail: chomeoalgarve@gmail.com

Telmv.: 961589456

Informamos que as inscrições estão abertas e o número de participantes é limitado.

As Inscrições só serão aceites até à data limite de 26 de Abril de 2019

Formadora:

Drª. Georgina Fonseca, Msc Hom.

Master in Homeopathic Medicine, V.V.Education Faculty, British Institut of Homeopathy

E.H.C.Sensation Method The Other Song Academy

One thought on “Curso Avançado de Homeopatia Para Profissionais de Saúde


  1. Bom dia
    Não estou ligado à saúde nem tenho formação na área. Fiz um pequeno curso de homeopatia e utilizo para os meus filhos. Tenho interesse pela área e gostava de aprender e de me dedicar a este tema mais a fundo.
    Posso participar no curso?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *