Seminários

 Programa Educacional

Seminários Homeopatia
Seminários Homeopatia

seminários

 

Os Repertórios

 

Existem mais de 200 Repertórios em Homeopatia, entre os quais se destacam:

  • Boger, Synoptic Key of the Materia Medica
  • Kent,  Repertory of the Homeopathic Materia Medica
  • Phatak, A Concise Repertory of Medicines
  • Murphy, Homeopathic Medical Repertory
  • Allen, Repertory To The Symptoms of Intermittent Fever
  • Boger & Boenninghausen, Characteristics & Repertory
  • Clarke, A Clinical Repertory, To Dictionary of Materia Medica
Os Softwares Homeopáticos

Actualmente, dispomos de Softwares Homeopáticos que integram todos estes Repertórios e nos permitem a análise rápida das rubricas, a verificação da Matéria Médica, pesquisa nos Livros, comparação de remédios entre si, além de muitas outras funcionalidades.

São portanto uma ferramenta indispensável a todos os homeopatas que procuram soluções rápidas e precisas.

Contudo, a sua utilização não é fácil, exige um conhecimento adequado, porque, antes de os utilizarmos, necessitamos compreender a Filosofia de cada um deles e saber traduzir a linguagem do paciente em linguagem do Repertório, ou seja, em rubricas, bem como saber eleger a Totalidade do paciente.

O que devemos entender por Totalidade do Paciente?

A Totalidade é uma agregação de sintomas, dados pelo paciente e observados pelo Homeopata, porém, uma agregação lógica ou harmoniosa dos sintomas mais característicos do paciente que reflitam o quadro interno da essência da doença, ou seja, o desequilíbrio da Força Vital.

«Assim, a  totalidade sintomática refletida no exterior é o principal e único meio pelo qual a doença demonstra o remédio que necessita. É o único facto que define a eleição do remédio mais apropriado»

                                     Samuel Hahnemann, §7 Organon

  

Conclusão

Não basta, portanto, selecionar rubricas ao acaso, é preciso saber quais devemos selecionar, como as selecionar e que Repertório escolher.

Uma excelente e qualificada aprendizagem da técnica de Repertorização é, portanto indispensável à prática consciente e científica da Homeopatia.

Alguns Exemplos

Diapositivo1

Diapositivo2 Diapositivo3

O Paciente e a Seleção do Simillimum

 

rx

Compreender o paciente em termos de remédio é uma missão espinhosa!

 

Segundo Boger, o remédio melhor indicado é o que apresenta a maior semelhança na localização, origem, modalidades, condição mental, concomitantes, peculiaridades e tempo. Tudo isto tem que constar do caso para que seja possível eleger o Simillimum.

A isto chamamos a  «totalidade sintomática» do paciente.

Neste sentido, e ao longo destes mais de duzentos anos de vida desta medicina, muitas têm sido as tentativas de facilitar essa tarefa.

Grandes nomes do mundo da Homeopatia dedicaram anos das suas vidas ao estudo, compreensão e sistematização desta forma natural e individual de curar.

Método Sensação em Portugal
Método Sensação em Portugal

Nos finais do século XX, Rajan Sankaran e Jan Scholten, entre outros grandes mestres da Homeopatia Clássica, desenvolveram métodos que nos permitem, com maior facilidade e rapidez, compreender não só os remédios, mas também apreender o estado mental e geral de cada paciente.

O primeiro desenvolveu um método que permite uma maior exatidão na eleição do simillimum, com base na experiência ou sensação vital do paciente e na intensidade com que reage às situações, em todas as áreas da sua vida.

Dada a importância dessa sensação vital em cada indivíduo, o método recebeu o nome  The Sensation Method.

O segundo evidencia a importância do estudo dos remédios por grupos, dando origem ao método, designado por Jan Scholten, de Group Analysis Method.

 

 

Curso Essencial Sobre

«o Método Sensação Em Homeopatia»

Em Portugal

The Other Song Academy

International Academy of Advanced Homeopathy, Mumbai

Dr. Sankaran

Um ano completo de grande aprendizagem com os melhores Mestres de Homeopatia, agora também em Portugal!

 

informações

 

 

Em que consiste o Método Sensação?

 

Um dos grandes problemas da Homeopatia tem sido, ao longo de todos os anos da sua existência, a ausência de um Método que uniformize a sua prática e a torne rigorosa.

Isto deu origem, especialmente a Ocidente, a uma prática clínica desordenada e pouco criteriosa, baseada unicamente no conhecimento de alguns sintomas ou quadro de um grupo restrito de remédios, policrestos, na generalidade, que apenas cobrem um ou outro sintoma do paciente, mas não a sua globalidade.

Com efeito, a experiência mostra-nos que, na maioria dos casos, é raro o consenso entre dois homeopatas perante o mesmo caso clínico.

Isto acontece porque:
  • Matéria Médica Homeopática é demasiado extensa e os remédios são estudados isoladamente em vez de comparativamente.
  • Não existe um conhecimento e um bom domínio da técnica de Repertorização
  • Não existe nenhum método objetivo que confirme a exatidão da escolha do remédio, deixando a sua eleição, única e exclusivamente, entregue ao critério e subjetividade de cada homeopata.
  • Não existe um conhecimento do conceito de Miasma, ignorando-o simplesmente.
  • Não existe um conhecimento criterioso no que se refere à seleção da potência
  • De uma maneira geral, são desrespeitados os Princípios Fundamentais da Homeopatia (Holismo, Individualismo, Lei da Semelhança) e o homeopata tende a focar-se apenas num ou em alguns sintomas físicos do paciente, desprezando sintomas mentais, peculiares e modalidades.

principios homeopatia 1

 

 

Diapositivo2

Diapositivo3Diapositivo4Diapositivo5Diapositivo6rx

É neste sentido que o Método Sensação do Dr. Sankaran vem trazer uma enorme segurança e confiança a todos os praticantes já que vem repor a ordem no caos em que remédios, patologias e sintomas se encontravam mergulhados.

O Método Sensação assenta no princípio de que, a um nível de grande profundidade, por trás do corpo e da mente, e ligando ambos, existe, em cada indivíduo, uma espécie de padrão que dita e condiciona as respostas à realidade que nos rodeia e nos faz reagir de forma idêntica em todas as situações da vida, especialmente, aquelas que geram stresse.

O Dr. Sankaran relacionou esse padrão de comportamento com os três reinos da natureza, Planta, Mineral e Animal e verificou que essa experiência ou Sensação vital, já referida por Hahnemann, influencia o modo como a pessoa perceciona a realidade, faz as suas escolhas pessoais e profissionais, como se relaciona com os outros, a forma como se veste, os sonhos e objetivos ou mesmo os hobbies que elege. Quando em desequilíbrio, está associada à patologia e à generalidade dos sintomas manifestados. A Sensação ou experiência de cada um é, portanto, o que individualiza e torna único um indivíduo, um dos fundamentos da Homeopatia. Essa experiência encontra-se no centro de cada indivíduo, levar o paciente até ao seu mais profundo do seu ser e encontrar essa sensação é a base fundamental do chamado Método Sensação.

reinos

A sensação nas Liliflorae

Diapositivo2Diapositivo3Diapositivo1

As Liliflorae incluem várias famílias de plantas, nomeadamente, as Aloaceae, Colchicaceae, Liliaceae ou as Iridaceae. Nesta família, os remédios experimentados são poucos, sendo os mais conhecidos Heloinas dioica, Lilium tigrinu, Paris quadrifólia e Sarsaparilla.

A sensação comum a todos eles, a nível mental, é a de isolamento e de exclusão e os sintomas mentais mais frequentes são: sonhos amorosos, excitação, loquacidade, hiperatividade, vivacidade, exuberância.

A nível físico encontramos, nestes remédios, a sensação de plenitude, pressão descendente ou peso, nomeadamente, na cabeça, no abdómen ou no útero. Também sensações de aperto, constrição dos orifícios ou sensação de empurrado para fora.

Nas modalidades, o mais comum é a melhoria pelo movimento, o desejo de atividade, impulso para saltar, correr, fugir e a ansiedade que leva ao movimento constante de um lado para o outro.

Em Aloe Socotrina, um remédio desta família pertencente ao miasma Lepra, são bem evidentes os sintomas que comprovam a sensação de «expulsão ou empurrado para fora como comprovam as rubricas de grande parte dos Repertórios»:

 

  • [Generalidades]: «as veias abdominais estão afetadas, provocando o relaxamento do reto, cólon e pélvis»; «descargas gelationosas, evacuações»;
  • [Abdómen]: «prolapso retal», «sensação de insegurança, logo passa precipitadamente uma evacuação aquosa e borbulhante»;
  • [Cabeça]: «pressão forte no vértix»;

 

             Assim, nas Liliflorae, a sensação básica física de expulsão ou pressionado a sair, une-se à sensação da mente de se ver excluído de um grupo ou da sociedade e a reação a esta sensação é o desejo de se agarrar fortemente a algo ou de se movimentar e de chamar a atenção.

 

O M.S. baseia-se nos princípios hanemannianos da Homeopatia Clássica e, como tal, fundamenta-se no conhecimento dos Repertórios e Matérias Médicas dos maiores mestres da Homeopatia, desde Hahnemann, Kent, Boger, Allen, Boenninghausen, Boericke até aos mais recentes mestres como Sankaran, Jan Scholten ou Jeremy Sherr. Acrescenta, no entanto a todo este conhecimento os critérios baseados no conhecimento científico dos três principais reinos (mineral, planta, animal).

Sistema em Homeopatia

Além do novo conceito de doença e da noção de sensação vital, Sankaran recupera também o conceito de Miasma de Hahnemann, abandonado pela generalidade dos homeopatas ao longo de várias décadas, define Miasma como o grau e intensidade com que a sensação é percecionada em cada um de nós e acrescenta novos Miasmas aos já existentes.

mapa

 Diapositivo1Diapositivo2
Qual o propósito deste Curso?
  • Facilitar a tarefa da eleição do Simillimum, através de uma prática criteriosa e rigorosa, assente no conhecimento profundo de todas as fontes. 
  • Proporcionar ao paciente «o restabelecimento rápido, suave e duradouro da saúde ou a remoção e total destruição da doença em toda a sua extensão, através do caminho mais curto, seguro e menos prejudicial, baseado em princípios facilmente compreensíveis» (Organon da Arte de Curar, Samuel Hahnemann, § 2)

 

Organização:

curriculum

 Adjunto de Coordenação

ricardo

Professores da The Other Song Academy e Responsáveis pelo Curso

Meghna

 

 Pratik

 Dr. Sankaran