Origem e Objetivo da Nutrição Ortomolecular
A doença surge quando há um desequilíbrio biológico produzido por diversos fatores e agentes etiológicos.
A Nutriterapia ou Medicina Ortomolecular tem como objectivo restabelecer o equilíbrio químico do organismo. É a parte da Medicina dedicada à reabilitação celular.
Este objectivo consegue-se através do uso de substâncias e elementos naturais, como vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, probióticos, ácidos gordos, enzimas e coenzimas que vão permitir um reequilíbrio bioquímico, neutralizando os efeitos tóxicos, causadores das mais diversas patologias, e melhorando a qualidade de vida.
Como é através destes elementos que a célula recebe os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, também poderíamos falar de Nutrição Celular.
O conceito de Medicina Ortomolecular deve-se a Linus Pauling, prémio Nobel da Química e da Paz em 1954 e 1963, reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos sobre a importância das vitaminas e minerais. Linus Pauling considerava que era possível preservar a saúde e tratar as doenças, administrando a quantidade ótima de moléculas, necessárias ao bom funcionamento do organismo”. Ortomolecular provém do grego Orthos que significa certo, correto.
A Medicina Ortomolecular constitui, portanto, uma abordagem médica voltada para a prevenção, corrigindo as alterações que levaram à doença, através do uso de nutrientes apropriados, administrados em quantidades certas e de acordo com as necessidades individuais.