A ventosaterapia é uma terapia natural que utiliza ventosas com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea no corpo.
Porquê e como se promove essa melhoria?
De um modo geral, e do ponto de vista da generalidade das medicinas tradicionais, como a medicina chinesa com milhares de anos de existência, a causa de todas as doenças, físcas ou mentais, reside no bloqueio ou na estagnação da energia nos meridianos ou canais energéticos.
As consequências daí resultantes são imensas e dão originam à grande maioria das doenças crónicas, entre as principais, poderemos citar as doenças cardiovasculares e a diabetes, que vemos crescer, a velocidade incrível, a cada dia que passa e numa faixa etária cada vez mais jovem.
Associadas a estas patologias estão a hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados e todos os problemas relacionados com uma circulação deficiente por todo organismo resultante de coágulos, trombos, perda da elasticidade dos vasos e das artérias, e estagnação do sangue.
Por que razão cada vez mais nos deparamos com estes cenários patológicos?
A resposta é fácil e bem evidente: a má alimentação, os elevados níveis de stresse, a hiperexcitação, o sedentarismo e a tristeza sentida, ainda que de forma inconsciente, por uma vida não vivida com tranquilidade são as principais causas de uma lista infindável de fatores
Qual o efeito das ventosas?
As ventosas, ao serem aplicadas em zonas específicas e após uma preparação adequada de relaxamento do corpo para o efeito, geram um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando no aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos nesse local.
O aumento do diâmetro dos vassos sanguíneos permite a libertação das toxinas acumuladas e, consequentemente, uma melhor circulação e oxigenação do sangue, que irrigará os tecidos, os músculos e os principais órgãos, como o pulmão, fígado e rins, permitindo a sua regeneração.
Principais benefícios da ventosaterapia:
- Dimunuição da acumulação de liquídos
- Melhoria da circulação sanguínea e fortalecimento dos vasos sanguíneos
- Em doenças dos sistema osteoarticular: no alívio da dor muscular e das articulações, síndrome do canal cárpico
- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho
- Aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações
- Relaxamento do corpo e da mente
Contraindicações:
Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:
- Febre
- Feridas na pele
- Varizes
- Processos hemorrágicos
- Fraturas
- Tromboses ou tromboflebites
- Hipertensão arterial
- Gravidez
Conclusão:
Se sofre de algumas das manifestações acima referidas ou prentende prevenir o seu aparecimento, experimente uma sessão de ventosaterapia.
No Centro de Homeopatia do algarve dispomos deste e de outros tratamentos para o alívio da dor e da tensão, causadas pela estagnação da circulação
Lembre-se a vida é movimento, se os fluidos do corpo estagnam deixa de haver condições para manter a vida.
Paramais informações contacte:
Terapeuta de Ventosaterapia:
Sónia Costa da Silva
Telmv: + 351 962042988
www.soniasilva.pt