Manual de Homeopatia Para Estudantes e Profissionais de Saúde

IMG_20160701_174408 (1)

 

 

Introdução

Este Manual destina-se a todos os estudantes e praticantes de Homeopatia e segue as linhas orientadoras do Programa do Curso Avançado de Homeopatia Para Profissionais de Saúde.

A Homeopatia é uma medicina holística e individualista e, por esta razão, de uma enorme complexidade, poderíamos dizer, tão complexa quanto cada ser humano. Estudá-la não é, portanto, tarefa fácil dado que, centrando-se na peculiaridade do paciente, um mesmo diagnóstico pode originar diferentes prescrições, em função da sintomatologia específica do doente, ou, inversamente, um mesmo remédio poder-se-á aplicar numa imensa variedade de situações clínicas.

O conhecimento das diversas patologias, especialmente as de caráter agudo, e o conhecimento aprofundado da patogenesia dos diferentes remédios que constituem a Matéria Médica Homeopática, tornam-se, portanto, indispensáveis a uma boa prática clínica.

É isso que pretendemos com este Manual, de uma forma clara, simples e esquematizada, apresentamos a definição de algumas das patologias agudas mais significativas e os remédios sintomáticos a elas associados, em função da sua patogenesia e tropismo orgânico e de acordo com os sintomas e modalidades apresentados pelo paciente.

Os remédios que constam deste Manual são eleitos e reunidos segundo os ensinamentos da Homeopatia Clássica e de acordo com a experiência de alguns dos maiores mestres nesta área.

O Manual consta de quatro partes. A primeira inicia-se com uma sinopse sobre a História da Homeopatia e do seu mestre e a referência à estrutura do Organon da Arte de Curar. Também serão abordados outros temas, tais como, os princípios fundamentais da Homeopatia, o conceito de Miasma e as metodologias, com uma breve referência ao método mais recente, The Sensation Method, do Dr. Sankaran.

A segunda parte abrange as aplicações do método homeopático em patologia aguda; a terceira parte é dedicada ao estudo da Matéria Médica e, finalmente, na quarta parte inclui-se uma lista de abreviaturas dos remédios homeopáticos e a bibliografia consultada e recomendada.

A finalizar, é nosso desejo que este Manual venha facilitar a árdua tarefa da eleição do(s) remédio(s) em todos os casos clínicos, nomeadamente, os de patologia aguda, e contribua para o sucesso de todos os praticantes de Homeopatia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *